SEXTANTE EDITORA

A Sextante Editora é uma editora de cultura e parte em busca de leitores pensantes, acreditando que o melhor negócio é um bom livro,  já que editar é também, desde pelo menos há cinco séculos, um honroso negócio. Sem descurar os tempos, as mudanças e os obstáculos naturais, eis-nos carregando felizes o fardo de passadores da coisa escrita. Cabeça nas nuvens e pés bem assentes no chão, como dizia Giangiacomo Feltrinelli, parece-nos uma boa atitude.

Acreditamos que nos compete uma batalha de raiz cultural tendo como pilar central a criação literária em língua portuguesa. Não se trata de dar exemplo. As editoras não têm de ser todas iguais e respeitamos claramente as opções dos editores que orientam o seu catálogo e as suas escolhas pelas modas e pelos desejos dos consumidores. Mas nós, para os nossos livros, na companhia de muitos outros editores do passado e de hoje, queremos leitores pensantes, não leitores abúlicos e preguiçosos procurando apenas entretenimento passageiro.

Sabemos que é difícil esta escolha. Mas temos opinião e queremos fazê-la saber. A nossa política será encontrar bons livros e saber vendê-los. Não se trata de todo de fazer livros maçadores e só possíveis de ler por eruditos: queremos que a grande criação, aquela que move os leitores, quer no campo da ensaística quer no do romance e da poesia, seja fruto apetecível e jovial digerível pela generalidade dos leitores. Queremos, imodestamente, fazer livros que durem gerações.

Os nossos esforços estarão sempre ao lado de quem se bate pelo alargamento da leitura. Sem isso não nos parece fazer sentido editar livros num país onde provavelmente metade da população adulta não é capaz de ler uma história de adormecer a uma criança.

A Sextante será pois casa de Leitura e de Cultura. Como estamos nos confins da Europa e falamos português adoptámos como lema palavras de Vergílio Ferreira: «Da minha língua vê-se o mar.» Faz sentido que esta língua seja pilar da nossa acção.

E assim será a Sextante, em primeiro lugar, não refúgio mas casa acolhedora para autores que escrevem em português. De Portugal, de Timor, da África e do Brasil.

E a Sextante será também poiso de aves migratórias: queremos escritores de outras paragens, consagrados ou não, que escrevem com alma, que escrevem para fazer as grandes perguntas, para expor as grandes dúvidas, não apenas para tranquilizar os espíritos.

São livros assim que queremos colocar na mesinha-de-cabeceira dos leitores.

Ver mais

http://www.sextanteeditora.pt/v2/sextante.php

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: